terça-feira, 19 de março de 2013

TPM


Oieee galerinha!!
Que saudade de vir aqui com mais calma, visitar todos vocês e deixar recadinhos... mas essa semana está literalmente agitada! Desde a TPM, trabalho, cuidar da casa, ufaaaa é terça-feira e estou cansada.
Mas amanhã vou passar com mais calma no cantinho de cada uma de vocês e deixar meu recadinho.

Hoje li alguns artigos sobre a tão falada e temida TPM. Acredito que muitas como eu, passam pela temida TPM  - às vezes com mais intensidade, às vezes em menor proporção, mas de diversas formas, não é mesmo?

Não sei, mas sinto que de uns 3 a 4 anos pra cá, tenho sentido (ou é psicológico?? rsrs) mais e mais sintomas e atualmente o que mais sinto é:
- Irritação;
- Mudança de humor (até vontade de chorar, fico carente);
- Vontade de comer doce (e olha que adorooo coisas salgadas, mas a vontade de doce tem aparecido mais ultimamente);

Sempre ouvi falar, mas nunca anotei ou prestei atenção nos alimentos que consumo quando estou nestes dias. Mas lendo hoje sobre o assunto, vi que existem muitos alimentos, que aliado a uma atividade física (aeróbica) podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM. Sendo assim, tomei nota e quero me programar para tentar amenizar o próximo ciclo.

Vejam os alimentos são:
- Cálcio: leites e derivados, sorvete desnatado, salmão, vegetais verdes e tofu (queijo de soja).
- Vitamina B6: carnes, cereais integrais, banana, batata, lentilha, amendoim, nozes, salmão, atum e fígado de boi.
- Magnésio: vegetais verdes escuros (como espinafre, escarola e brócolis), arroz integral, abacate, banana, beterraba, abacaxi, manga, milho e granola.
- Vitamina D (além do sol): leite, gema de ovo, manteiga, peixes de água fria, shitake seco e óleo de fígado de bacalhau
- Fibras, legumes e verduras em geral
- Ácidos graxos: óleo de prímula, ginkgo biloba e ômega 3
- Água e diuréticos naturais (melancia, melão, alcachofra e abacaxi)
Um detalhe importante é que o ideal é consumir esses alimentos o mês todo, mas, se não for possível, iniciar a ingestão por volta de 10 a 15 dias antes da menstruação.

Provavelmente não vou conseguir consumir todos alimentos... hehe mas vou tentar sim, aliar a caminhada como atividade aeróbica e consumir o que conseguir dessa lista.



E vocês? Que sintomas mais surgem na TPM?
Fazem algo para amenizar os sintomas?
Contem pra mim...

Beijinho

5 comentários:

  1. Dor de cabeça, cólicas, dor nos seios irritação, aff muita coisa pra descrever aqui, bjs linda

    ResponderExcluir
  2. Tpm é literalmente um pé no saco.... mas vc vai melhorar


    bjus

    ResponderExcluir
  3. Na TPM sinto muita irritação e vontade de comer doce! Bjks

    ResponderExcluir
  4. então querida, dê uma olhada nessas dietas com alimentos funcionais, estou achando bem legal, é só incluir certos alimentos mais saudaveis em sua rotina...outra coisa...o chocolate que vc falou que está com muita vontade, come o amargo...deixa ele na boca derretendo...no começo é bem amargo, depois o sabor intenso mata a vontade de comer chocolate com menos quantidade...e a homeopatia...ah...não podemos esquecer da soja...ajuda bastante...eu estou gostando...força aí..bjs

    ResponderExcluir
  5. Ihhh, TPM é coisa séria! Mudo completamente de humor, fico irritada por qualquer bobagem, choro, como chocolate (nos outros dias passo muito bem sem ele) etc, etc, etc. Vou prestar mais atenção na alimentação de agora em diante. Obrigada pelas dicas! Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço a todos pelas visitas e comentários!
Vamos à luta!